segunda-feira, 5 de abril de 2010

Escola Bíblica Dominical

Neste trimestre iremos estudar um pouco sobre o livro do profeta Jeremias na Escola Dominical, então porque não saber um pouco mais sobre aquilo que vamos estudar?

Por que estudar este livro:

1. Aprender a ter responsabilidades que são consequencia de pertencer ao povo de Deus (Jeremias 1 - 25);
2. Ver o amor constante de Deus pelas pessoas mesmo quando elas pecam (Jeremias 26 - 36);
3. Encontrar esperança mesmo em tempos de sofrimento (Jeremias 37 -45).

Por trás das cenas:

A nação de Judá era como uma criança surpreendida no meio do fogo cruzado entre duas gangues da cidade. Como as gangues lutam pelo domínio de uma área específica, três poderes mundiais estavam lutando para controlar a área conhecida como Oriente Médio. Os Assírios tinham estado por um longo período, mas os egípcios e babilônios, ambos estiveram no poder durante o tempo da vida de Jeremias. E Judá estava bem no meio desse fogo cruzado.

Mas Judá não era uma vítima inocente. Judá tinha deixado de seguir a Deus e estava formando sociedade com nações pagãs para procurar se proteger. O povo precisava de uma palavra de Deus e Jeremias tornou-se aquele que Deus iria usar para proclamar essa palavra - uma palavra que Judá não queria ouvir. Jeremias advertiu o povo de Judá: ele deveria obedecer a Deus e confiar nEle. Ele cndenouo os falsos profetas e enfatizou a necessidade de se arrpender e procurar um relacionamento mais pessoal com Deus. A mensagem dura de Jeremias não era fácil de aceitar - nem para Jeremias nem para o povo de Judá. Para começar, Jeremias teve dificuldades para aceitar esse trabalho (Jeremias 1.6). Ele foi maltratado, ridicularizado, exilado no Egito e, por fim, possivelmente morto por causa daquilo que disse. A dor que ele sentiu e a dor ele viu seu povo experimentar o entristeceram muito.

Seu livro - que foi ditado para o seu secretário Baruque (Jeremias 36.4) - é, às vezes, difícil de entender. Os poemas (ou oráculos) não estão numa ordem lógica. Os eventos saltam para frente e para trás na história. Para ter uma ideia melhor dos eventos históricos que envolvem este livro, leia 2 Reis 23 - 24 ou 2 Crônicas 34 - 36. Por meio de poemas, histórias e lições bem ilustradas, o livro de Jeremias mostra a luta pessoal, a depressão e a raiva que Jeremias experimentou durante sua carreira. Mas, apesar de tudo isso, Jeremias continuou fazendo o duro trabalho confiado e ele. E mesmo em momentos em que ele tinha vontade de entregar os pontos, ele lembrava que Deus estava ao seu lado para confortá-lo. Jeremias foi fiel ao chamado de Deus - mesmo quando isso não era muito popular. E ele foi sincero com Deus e fiel a Ele, mesmo no meio das suas dúvidas, frustrações e raiva. Sua vida pode ser um modelo valioso para nós.

E então galera, esperando o que para irem as aulas da Escol Bíblica Dominical, todo domingo a partir das 9h da manhã!

Fonte: A Bíblia Teen, Editora Hagnos.

Nenhum comentário: